Conferência “Controlo e Supervisão Eficazes de Conflitos de Interesse para Combater a Corrupção” e Reunião Plenária da Rede Europeia para a Ética Pública (ENPE)

2025.12.02
A Entidade para a Transparência (EpT), através da Vogal Doutora Mónica Bessa Correia, participou na Conferência “Controlo e Supervisão Eficazes de Conflitos de Interesse para Combater a Corrupção” e na Reunião Plenária da Rede Europeia para a Ética Pública (European Network for Public Ethics - ENPE) – Conference on “Effective Conflict of Interest Controls and Oversight to Combat Corruption” & ENPE plenary meeting, que decorreram nos dias 16 e 17 de outubro de 2025 em Budapeste, Hungria, organizadas pela Integrity Authority daquele país e realizadas nas instalações do Ministério do Interior Húngaro.
A Conferência teve como tema principal “Da cultura à conformidade: transformando a supervisão de conflitos de interesse”, e oradores, representantes de autoridades nacionais (Hungria e Itália), de entidades da União Europeia, designadamente, da Comissão Europeia, de organizações internacionais (OCDE, Academia Internacional Anticorrupção) e da academia.
Seguidamente à conferência, realizou-se a reunião plenária da ENPE, com a apresentação dos resultados obtidos com as respostas dos vários Países Membros ao questionário sobre as ferramentas de consciencialização para prevenção da corrupção, e análise e discussão sobre o funcionamento e independência das várias autoridades nacionais. Foram apresentadas as experiências Húngara, com sistemas de Inteligência Artificial, e Espanhola quanto ao uso de inovações tecnológicas para controlo de conflitos de interesse. Foi também apresentada a Estratégia Grega Anticorrupção e as medidas de consciencialização para prevenção da corrupção da Eslovénia. No contexto da Presidência Italiana da ENPE foi ainda apresentada o protótipo do site da ENPE que será lançado brevemente.